Jornalismo

Eixos Temáticos de Trabalhos para o VIII Colóquio de Jornalismo



Eixo 01: PRÁTICA JORNALÍSTICA E SEU CAMPO PROFISSIONAL (webjornalismo, jornalismo especializado, jornalismo impresso e produção editorial, assessoria de imprensa e comunicação, gestão de mídia, fotojornalismo, jornalismo e editoração, telejornalismo, radiojornalismo, produção transmidiática em jornalismo)

A proposta deste eixo é valorizar discussões voltadas para o Mercado profissional em Jornalismo e sua relação com a sociedade e as cidades (contemporâneas, digitais e midiatizadas), observando os dilemas éticos, sociais, culturais e políticos imbricados na cobertura jornalística nos mais diversos segmentos e plataformas midiáticas. Também se vislumbra análises de produtos e processos jornalísticos, tendo por relevância o grau de inovação e impacto científico.
São considerados recortes deste eixo 1: a atuação editorial de jornais impressos de âmbito nacional, telejonais, portais, blogs, revistas conceituadas (e demais veículos midiáticos); a relação entre imprensa, Estado e opinião pública; os conteúdos da mídia jornalística e sua influência na sociedade; o perfil profissional e as condições de trabalho; contradições ético-políticas entre a prática e a teoria jornalística. 

Eixo 02:TEORIAS EM JORNALISMO E COMUNICAÇÃO (folkcomunicação, comunicação audiovisual, comunicação audiovisual, comunicação rural, comunicação visual e hipermídia, design, marketing, comunicação organizacional, educomunicação, história da imprensa e mídia, teorias e gêneros jornalísticos)

No eixo 2, privilegia-se o debate acerca da Comunicação enquanto campo produtor de conhecimento e de reflexão sócio-política, ou seja, atenta-se para questões epistemológicas, teóricas e metodológicas sobre o Jornalismo atual e os processos comunicacionais. Os textos deverão dialogar com linhas teóricas que buscam compreender as problemáticas históricas e atuais da cobertura jornalística, em intersecção com demandas cada vez mais exigentes e hiperativas. 
São considerados recortes deste eixo 2: o Jornalismo em suas interações com as esferas sociais, políticas, culturais e mercadológicas; a comunicação popular; as redes sociais da internet; os marcos regulatórios da profissão; o papel cidadão e social da imprensa e da comunicação; a crítica histórica da imprensa; tipologias e gêneros de Jornalismo; estudo epistemológico do Jornalismo e/ou da Comunicação.  


Eixo 03:COMUNICAÇÃO TRANSDISCIPLINAR (comunicação intercultural, estudos culturais, comunicação / consumo / cidadania, economia política de comunicação, política de comunicação, análise do discurso e comunicação) 

No eixo 3, observa-se as aproximações da pesquisa e das teorias em comunicação com outras áreas afins (e também distintas), bem como o horizonte de possibilidades metodológicas que são suscitadas o agenciamento inter e pluridisciplinar de saberes.
São considerados recortes deste eixo 3: Comunicação e Ciência Política; Crítica Social e Política aos mercados de informação e comunicação; Estudo antropológico sobre processos de comunicação; Comunicação e objetos da Sociologia; Comunicação e Filosofia; a adoção da Análise do Discurso em produtos comunicacionais; Linguagens e Literatura na/da mídia.