Eixos Temáticos de Trabalhos para o VIII Colóquio de Jornalismo
Eixo 01: PRÁTICA JORNALÍSTICA
E SEU CAMPO PROFISSIONAL (webjornalismo, jornalismo especializado, jornalismo
impresso e produção editorial, assessoria de imprensa e comunicação, gestão de
mídia, fotojornalismo, jornalismo e editoração, telejornalismo,
radiojornalismo, produção transmidiática em jornalismo)
A proposta deste eixo
é valorizar discussões voltadas para o Mercado profissional em Jornalismo e sua
relação com a sociedade e as cidades (contemporâneas, digitais e midiatizadas),
observando os dilemas éticos, sociais, culturais e políticos imbricados na
cobertura jornalística nos mais diversos segmentos e plataformas midiáticas.
Também se vislumbra análises de produtos e processos jornalísticos, tendo por
relevância o grau de inovação e impacto científico.
São considerados recortes
deste eixo 1: a atuação editorial de jornais impressos de âmbito nacional,
telejonais, portais, blogs, revistas conceituadas (e demais veículos
midiáticos); a relação entre imprensa, Estado e opinião pública; os conteúdos
da mídia jornalística e sua influência na sociedade; o perfil profissional e as
condições de trabalho; contradições ético-políticas entre a prática e a teoria
jornalística.
Eixo 02:TEORIAS EM JORNALISMO
E COMUNICAÇÃO (folkcomunicação, comunicação audiovisual, comunicação
audiovisual, comunicação rural, comunicação visual e hipermídia, design,
marketing, comunicação organizacional, educomunicação, história da imprensa e
mídia, teorias e gêneros jornalísticos)
No eixo 2,
privilegia-se o debate acerca da Comunicação enquanto campo produtor de
conhecimento e de reflexão sócio-política, ou seja, atenta-se para questões
epistemológicas, teóricas e metodológicas sobre o Jornalismo atual e os
processos comunicacionais. Os textos deverão dialogar com linhas teóricas que
buscam compreender as problemáticas históricas e atuais da cobertura
jornalística, em intersecção com demandas cada vez mais exigentes e
hiperativas.
São considerados
recortes deste eixo 2: o Jornalismo em suas interações com as esferas sociais,
políticas, culturais e mercadológicas; a comunicação popular; as redes sociais
da internet; os marcos regulatórios da profissão; o papel cidadão e social da
imprensa e da comunicação; a crítica histórica da imprensa; tipologias e
gêneros de Jornalismo; estudo epistemológico do Jornalismo e/ou da Comunicação.
Eixo 03:COMUNICAÇÃO
TRANSDISCIPLINAR (comunicação intercultural, estudos culturais, comunicação /
consumo / cidadania, economia política de comunicação, política de comunicação,
análise do discurso e comunicação)
No eixo 3, observa-se
as aproximações da pesquisa e das teorias em comunicação com outras áreas afins
(e também distintas), bem como o horizonte de possibilidades metodológicas que
são suscitadas o agenciamento inter e pluridisciplinar de saberes.
São considerados recortes deste eixo 3: Comunicação
e Ciência Política; Crítica Social e Política aos mercados de informação e
comunicação; Estudo antropológico sobre processos de comunicação; Comunicação e
objetos da Sociologia; Comunicação e Filosofia; a adoção da Análise do Discurso
em produtos comunicacionais; Linguagens e Literatura na/da mídia.