Computação

Eixos Temáticos para o IV Workshop de Computação

Eixo 01: Sistemas de Informação (Engenharia de Software, Engenharia Reversa, Engenharia Web, Sistemas Web, Metodologias e Técnicas da Computação, Interface Humano-Computador, Linguagens de Programação, Banco de Dados, Padrões de Projetos, Aplicações de SI)


A proposta deste eixo é reunir discussões voltadas ao desenvolvimento e utilização de Sistemas de Informação, desde a concepção de projetos aplicados ao desenvolvimento e testes, incluindo-se a investigação de novas metodologias e paradigmas de desenvolvimento e documentação de projeto de software e sistemas de informação. Nesse contexto incluem-se os trabalhos voltados, mas não limitados, a: aplicação de sistemas de informação nas mais variadas áreas, avaliação de metodologias e paradigmas de desenvolvimento, estudo de paradigmas de programação e técnicas de programação, desenvolvimento e análise de sistemas Web, uso de padrões de projeto, técnicas de mineração de dados e padrões, e outras aplicações de banco de dados.

Eixo 02: Sistemas de Computação e Controle Digital (Arquitetura de Sistemas de Computação, Hardware, Modelagem de Sistemas de Computação, Redes de Comunicação de Dados, Segurança em Redes, Redes de Sensores, Computação Ubiqua e Pervasiva, Programação Paralela e Concorrente, Processamento de Alto Desempenho, Microcontroladores e Microprocessadores,)

No eixo 2 organizam-se as discussões acerca de Sistemas de Computação e Controle Digital que reúne os trabalhos que tratam de modelagem, ou projeto/especificação e/ou teste de Sistemas de Computação, isto é, modelagem, projeto e teste de redes, de sistemas distribuídos, de redes de comunicação de dados, de projetos de automação e controle, de sistemas pervasivos e de sistemas ubíquos, ou ainda, trabalhos relacionados como sobre computação nas núvens, redes de sensores, análise de desempenho computacional de arquiteturas paralelas, dentre outros.  

Eixo 03:Ciências Computacionais (Computação Científica, Processamento Gráfico e de Imagem, Modelagem e simulação Computacional, Computação Aplicada a Engenharias e Ciências, Modelagem e Simulação Computacional de Fenômenos Naturais e da Interação Humano-Natureza, Modelagem Matemática, Pesquisa Operacional, Grafos, Matemática da Computação, Computação Algébrica) 

No eixo 3 congregamos as Ciências Computacionais, incluindo-se a tradicional e precursora subárea da Computação Científica. Em sentido abstrato, a representação de fenômenos naturais e sociais em nível suficientemente abstrado é possibilitada por modelos matemáticos expressos por equações matemáticas, cuja resolução só é possível utilizando-se métodos computacionais adequados em cada situação. O eixo temático 3 congrega as metodologias e técnicas numéricas e computacionais utilizadas para simulação, em seus vários momentos e finalidades, desde a aplicação da Computação como em softwares especialistas para aplicações em todas as Engenharias, Medicina, Biologia, Química, Física, etc, aos recentes modelos de simulação de fenômenos sociais ou da interação humano-natureza. Artigos com técnicas computacionais e implementações de métodos numéricos para resolução de equações diferenciais parciais/ordinárias e comparações com outros métodos são contribuições bem vindas. Métodos estocásticos e determinísticos e Física Computacional são certamente assuntos de interesse nesse eixo.

Eixo 04:Teoria da Computação (Lógicas e Semântica de Programas, Linguagens Formais e Autômatos, Modelos Analíticos e de Simulação, Computabilidade e Modelos de Computação, Inteligência Artificial, Modelagem e Teste de Software) 


No eixo Teoria da Computação organizamos os trabalhos teóricos da Ciência da Computação, compreendendo o estudo dos fundamentos de Lógicas, Linguagens Formais e Autômatos à Modelagem e Teste de Sistemas, técnicas e estratégias de modelagem e teste de software, compiladores, e trabalhos relacionados compõem o eixo 4.


Eixo 05:Computação e Educação (Informática Educativa, Tecnologia Educacional, Educação Tecnológica, Software educativo e Educacional, Informática na Escola, Políticas em Educação e Computação/Informática, Formação em Computação, Currículo em Computação, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, ead, Tecnologias Sociais de base Digital, Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas a Educação, Teleinformática, Padrões e Estilos de Aprendizagem) 


Nesse eixo, eixo 5, congregamos os trabalhos que tratam da multidisciplinaridade e interdisciplinaridade Computação e Educação. Os projetos de uso dos laboratórios das escolas, estudos de casos de uso de informática educativa, programas voltados ao ensino de e com tecnologia educacional, o uso de tecnologias educacionais, como software educativo, simuladores, jogos, webquests, objetos educacionais e padrões de aprendizagem, a experiências em ambientes virtuais de aprendizagem são de interesse nesse eixo temático. Trabalhos que investigam a inclusão digital e a apropriação tecnológica em diferentes aspectos, bem como as várias relações entre Computação e Educação são bem vindos.