Eixos Temáticos para o IV Workshop de Computação
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Eixo 01: Sistemas de
Informação (Engenharia de Software, Engenharia Reversa, Engenharia Web,
Sistemas Web, Metodologias e Técnicas da Computação, Interface
Humano-Computador, Linguagens de Programação, Banco de Dados, Padrões de
Projetos, Aplicações de SI)
A proposta deste eixo
é reunir discussões voltadas ao desenvolvimento e utilização de Sistemas de
Informação, desde a concepção de projetos aplicados ao desenvolvimento e
testes, incluindo-se a investigação de novas metodologias e paradigmas de
desenvolvimento e documentação de projeto de software e sistemas de informação.
Nesse contexto incluem-se os trabalhos voltados, mas não limitados, a:
aplicação de sistemas de informação nas mais variadas áreas, avaliação de
metodologias e paradigmas de desenvolvimento, estudo de paradigmas de
programação e técnicas de programação, desenvolvimento e análise de sistemas
Web, uso de padrões de projeto, técnicas de mineração de dados e padrões, e outras
aplicações de banco de dados.
Eixo 02: Sistemas de Computação
e Controle Digital (Arquitetura de Sistemas de Computação, Hardware, Modelagem
de Sistemas de Computação, Redes de Comunicação de Dados, Segurança em Redes,
Redes de Sensores, Computação Ubiqua e Pervasiva, Programação Paralela e
Concorrente, Processamento de Alto Desempenho, Microcontroladores e
Microprocessadores,)
No eixo 2
organizam-se as discussões acerca de Sistemas de Computação e Controle Digital
que reúne os trabalhos que tratam de modelagem, ou projeto/especificação e/ou
teste de Sistemas de Computação, isto é, modelagem, projeto e teste de redes,
de sistemas distribuídos, de redes de comunicação de dados, de projetos de
automação e controle, de sistemas pervasivos e de sistemas ubíquos, ou ainda,
trabalhos relacionados como sobre computação nas núvens, redes de sensores,
análise de desempenho computacional de arquiteturas paralelas, dentre outros.
Eixo 03:Ciências
Computacionais (Computação Científica, Processamento Gráfico e de Imagem,
Modelagem e simulação Computacional, Computação Aplicada a Engenharias e
Ciências, Modelagem e Simulação Computacional de Fenômenos Naturais e da
Interação Humano-Natureza, Modelagem Matemática, Pesquisa Operacional, Grafos,
Matemática da Computação, Computação Algébrica)
No eixo 3 congregamos
as Ciências Computacionais, incluindo-se a tradicional e precursora subárea da
Computação Científica. Em sentido abstrato, a representação de fenômenos
naturais e sociais em nível suficientemente abstrado é possibilitada por
modelos matemáticos expressos por equações matemáticas, cuja resolução só é
possível utilizando-se métodos computacionais adequados em cada situação. O
eixo temático 3 congrega as metodologias e técnicas numéricas e computacionais
utilizadas para simulação, em seus vários momentos e finalidades, desde a
aplicação da Computação como em softwares especialistas para aplicações em
todas as Engenharias, Medicina, Biologia, Química, Física, etc, aos recentes
modelos de simulação de fenômenos sociais ou da interação humano-natureza.
Artigos com técnicas computacionais e implementações de métodos numéricos para
resolução de equações diferenciais parciais/ordinárias e comparações com outros
métodos são contribuições bem vindas. Métodos estocásticos e determinísticos e
Física Computacional são certamente assuntos de interesse nesse eixo.
Eixo 04:Teoria da Computação
(Lógicas e Semântica de Programas, Linguagens Formais e Autômatos, Modelos
Analíticos e de Simulação, Computabilidade e Modelos de Computação,
Inteligência Artificial, Modelagem e Teste de Software)
No eixo Teoria da
Computação organizamos os trabalhos teóricos da Ciência da Computação,
compreendendo o estudo dos fundamentos de Lógicas, Linguagens Formais e
Autômatos à Modelagem e Teste de Sistemas, técnicas e estratégias de modelagem
e teste de software, compiladores, e trabalhos relacionados compõem o eixo 4.
Eixo 05:Computação e Educação
(Informática Educativa, Tecnologia Educacional, Educação Tecnológica, Software
educativo e Educacional, Informática na Escola, Políticas em Educação e Computação/Informática,
Formação em Computação, Currículo em Computação, Ambientes Virtuais de
Aprendizagem, ead, Tecnologias Sociais de base Digital, Tecnologias de
Informação e Comunicação Aplicadas a Educação, Teleinformática, Padrões e
Estilos de Aprendizagem)
Nesse eixo, eixo 5,
congregamos os trabalhos que tratam da multidisciplinaridade e
interdisciplinaridade Computação e Educação. Os projetos de uso dos
laboratórios das escolas, estudos de casos de uso de informática educativa,
programas voltados ao ensino de e com tecnologia educacional, o uso de
tecnologias educacionais, como software educativo, simuladores, jogos,
webquests, objetos educacionais e padrões de aprendizagem, a experiências em
ambientes virtuais de aprendizagem são de interesse nesse eixo temático. Trabalhos
que investigam a inclusão digital e a apropriação tecnológica em diferentes
aspectos, bem como as várias relações entre Computação e Educação são bem
vindos.