quarta-feira, 16 de julho de 2014

IV Workshop de Letras discute a literatura como modo de ver o mundo

Alunos de Letras discutem a literatura portuguesa e popular. 

IV Workshop de Letras | Crédito: Cálita Fernandes
IV Workshop de Letras | Crédito: Cálita Fernandes
Buscando incentivar os acadêmicos, a quarta edição do Workshop de Letras, amplia o conhecimento dos conteúdos trabalhados em salas de aula de maneira diferente.

Para o professor Dr. Osmar Quim, o evento proporciona uma ampliação de conhecimento em um espaço com dinâmica diferente, além de possibilitar ao corpo docente socialização das pesquisas realizadas ou em realização.

A mesa redonda Literatura e Mentalidade Social: Modos de Ver e de estudar o Mundo, ministrada pelas professoras Ma. Shirlene Rohr Souza e Dra. Cláudia Coelho, discute a literatura como um instrumento de comunicação. Destacam que o texto literário permite identificar as marcas do momento em que foi escrito, já que a literatura carrega os conhecimentos e a cultura de uma comunidade.


Professora Shirlene Rohr Souza | Crédito: Cálita Fernandes
Professora Shirlene Rohr Souza discute literatura popular
| Crédito: Cálita Fernandes
Shirlene discute realiza sua discussão a partir da literatura popular, o livro Faprios. A obra retrata uma visão de mundo, rastros da mentalidade em textos populares.

Nessa literatura popular aparece o ponto de vista da sociedade com sua visão acerca dos padres e mulheres, o que na maioria das vezes resultava em uma crítica social.


Alessandra Souza de Moraes | Crédito: Cálita Fernandes
Alessandra Souza de Moraes aprova dinâmica dos trabalhos
| Crédito: Cálita Fernandes
A partir da história de Inês de Castro, a professora Cláudia enfatiza a presença dessa personagem na história desde o primeiro registro literário de sua morte. Foi nomeada rainha de Portugal mesmo estando morta há alguns anos, pois o amado que fora separado a príncipe desejava isso. “Os textos literários têm por objetivo registrar uma história e fazer com que ela fique conhecida, por isso temos o ditado popular “Inês é morta”; mas, ela continua viva na literatura até hoje”, conclui.

A aluna de Letras Alessandra Souza de Moraes, 30 anos, 6º semestre, diz que além de ampliar o seu conhecimento, a discussão entre professores e alunos, dá a oportunidade de conhecer os trabalhos que estão sendo realizados em outros semestres.

A palestra Literatura Política Sentimental: amor e sociedade no Medievo Português foi cancelada.

Redação: Cálita Fernanda - com a colaboração de Christieli Ive

Informações complementares

Entrevista com a professora Shirlene Rohr Souza

Entrevista com a professora Claudia Coelho


Workshop de Letras discute literatura popular e portuguesa em sua segunda noite






Nenhum comentário:

Postar um comentário